O Conhecimento

sexta-feira, 18 de março de 2011 § 0

O conhecimento é um objeto constituído da absorção ou abstração das influências que a existência de outros objetos exerce no universo. A existência de objetos reais pode ser ignorada; esses objetos desconhecidos fazem parte de uma dimensão paralela. O conhecimento, então, é sujeito ao contato de um objeto com o pensamento, imaginação e sensibilidade de um ser vivente.
Atualmente, este conhecimento, experiência humana adquirida através do tempo mediante instintos e raciocínio, é dividido em quatro grandes grupos: conhecimento popular, filosófico, científico e religioso. Eles são diferenciados pela forma espontânea pela qual foram adquiridos, pelos assuntos prioritários que englobam, pelas características dos métodos que comprovam sua veracidade, pela exigência padronizada de um raciocínio prolongado a respeito de seus objetos.
O conhecimento popular é, acentuadamente, constituído de contemporaneidade. É reflexo da liberação das mais precoces conclusões a respeito do ambiente. Não se preocupa em relatar as origens das afirmações, e nem em ponderar as conseqüências delas para o futuro.
O conhecimento filosófico é resultado da valorização do próprio objeto conhecimento. A partir da generalidade da experiência com um conjunto amplo de objetos se formula um padrão de lógica, que é utilizado para discriminar temas metafísicos.
O conhecimento científico trata da descoberta das leis naturais ou sistemas relativos à sociedade humana. Preocupa-se em prever possíveis repetições dos acontecimentos físicos e biológicos, e descrever a forma com que o homem utiliza o meio ou desenvolve suas potencialidades.
Finalmente, o conhecimento religioso alicerça-se na fé, que é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11.1), sem a qual é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).

Wesley Rezende

What's this?

You are currently reading O Conhecimento at Eta literatura!.

meta