O Mundo da Gramática em seu Universo

domingo, 27 de fevereiro de 2011 § 0


O mundo, uma bola suspensa no universo, está sujeito às leis naturais; o universo em sua imensidão é discernido ou caracterizado pelos mundos que o compõem, e pelas leis que subjuga a tudo. Essa bilateralidade universal influencia a todos os níveis de existência e seus desdobramentos.
Na relação homem e comunicação não é diferente. Numa sistematização pode-se priorizar o homem, em si, e sua necessidade de comunicar-se ou, então, os objetos que permitem a comunicação em geral. Entretanto, independentemente do percurso de teorias que se estabeleça, sempre se chega à conclusão de que ambas as correntes estão intimamente ligadas.
Mesmo se considerarmos que a sabedoria preexista, não dependendo da existência do homem, não se pode negar que ela está sujeita às parcialidades e especificidades. A forma com que o homem utiliza a sabedoria é englobada no próprio atributo ou conceito da mesma.
O mundo da gramática segue esse mesmo modelo, influencia e é influenciado pelo universo das relações humanas. E são essas relações humanas que estabelecem as leis. No entanto, pode-se considerar o universo cósmico estático, ao contrário disso, as relações humanas se modificam muito rapidamente, o que pode censurar a duração ou originalidade das leis gramaticais.
Entretanto, nenhuma revolução extingue as leis gramaticais ou as relações sociais. Por isso estuda-se o passado, o presente e se espera um futuro agradável no mundo da gramática.


Wesley Rezende

What's this?

You are currently reading O Mundo da Gramática em seu Universo at Eta literatura!.

meta